O pavilhão de Paredes, no qual se realizou o último europeu de hóquei em patins, vai produzir 36 MWh de energia elétrica por ano através de painéis fotovoltaicos colocados na cobertura.

Segundo fonte da autarquia de Paredes, proprietária do equipamento situado em Lordelo, o sistema de produção opera no âmbito de um acordo entre uma empresa do concelho e o município.

O sistema de produção de energia no pavilhão Rota do Móveis já se encontra em funcionamento e ligado à rede de distribuição de eletricidade.

Segundo a fonte, será possível rentabilizar o investimento de 58 500 euros, assumido integralmente pelo parceiro empresarial.

A solução adotada permitirá reduzir em 17 toneladas por ano a emissão de dióxido de carbono.

Com esta solução, o «município de Paredes reforça a sua aposta nas energias renováveis, diminui a dependência de combustíveis fósseis e reduz as emissões de CO2», lê-se num comunicado da autarquia.

No período de concessão, 20% da receita deste sistema reverterá para o município. Findo aquele período, sublinha a fonte, «a receita da venda de energia reverterá integralmente para a autarquia».

No âmbito do acordo, a empresa assumirá a certificação energética do edifício e os custos de exploração no período de concessão.

O Pavilhão Rota dos Móveis acolheu em setembro o campeonato europeu de hóquei em patins.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.