O treinador Rui Neto anunciou hoje o abandono da seleção portuguesa de hóquei em patins, por «não estarem reunidas as condições de confiança no trabalho desenvolvido».

«É o fim de um ciclo de três anos à frente da seleção nacional sénior de hóquei em patins da qual foi para mim um grande orgulho representar», refere Rui Neto, reconhecendo que desde o Europeu de 2012, que Portugal terminou no segundo lugar, o seu lugar «estaria à disposição da direção da federação».

Em comunicado enviado à agência Lusa, o técnico considera que «o silêncio que até à presente data se manteve», quanto à sua saída ou continuidade à frente da equipa das “quinas”, deu azo a «que diversos rumores circulassem no seio da modalidade», fragilizando a sua eventual continuidade no cargo.

«Entendo, portanto, que chegou a altura de terminar este ciclo visto não estarem reunidas as condições de confiança no trabalho desenvolvido», remata Rui Neto, assumindo «a mágoa de não ter conquistado os títulos tão desejados», mas antevendo que «o trabalho desenvolvido terá alicerces para grandes êxitos no futuro da seleção».

Agradecendo à direção e a todos os elementos da Federação Portuguesa de Patinagem, Rui Neto manifesta a sua gratidão e «enorme admiração» aos hoquistas.

«Aos enormes jogadores que durante este período trabalharam comigo na seleção e na qual posso afirmar que sempre estiveram comigo de corpo e alma na luta pela conquista de títulos, o meu obrigado e enorme admiração por todos eles, personificada naquela que foi uma grande figura da seleção durante uma década, o grande capitão Reinaldo Ventura», referiu Rui Neto, ambicionando que o seu sucessor consiga obter êxitos e títulos para a seleção lusa.

Em 16 de setembro de 2012, a seleção Portuguesa perdeu frente à Espanha a final do Europeu, disputado em Paredes, por 5-4, com um golo do espanhol Jordi Bargallo, a seis segundos do final, num encontro em que bastava um empate para a equipa lusa se sagrar campeã continental pela 21.ª vez.

Antes, Rui Neto, que tinha sucedido em dezembro de 2009 a Luís Sénica, tinha levado a seleção portuguesa ao terceiro lugar do Mundial2011, na Argentina, e ao segundo lugar do Europeu2010, na Alemanha.