A equipa açoriana do Candelária despediu-se hoje da Liga Europeia de hóquei em patins com um triunfo na ilha do Pico, frente ao Igualada por 3-1, em encontro da sexta jornada do Grupo D.
Os açorianos evitaram o último lugar do agrupamento, face também ao desaire o HC Quévert no reduto do líder FC Barcelona (4-2), mas foram os espanhóis que seguiram para os “quartos”, face ao segundo lugar, que já haviam assegurado.
Depois de um período de maior equilíbrio inicial, o Candelária cedo chegou à vantagem, logo aos 10 minutos, na sequência de uma jogada de insistência da equipa da casa, bem finalizada por Martin Montivero.
O jogador argentino ao serviço do Candelária já tinha ameaçado, por mais de uma vez a baliza à guarda de Albert Pouvedano, que terá sido surpreendido pela rapidez da jogada.
Sem nada a perder, a formação açoriana manteve a pressão sobre os espanhóis e, apenas cinco minutos depois, Gonçalo Suissas ampliou a vantagem, ao desviar para o fundo das redes do Igualada um remate de um colega de equipa.
A superioridade dos homens da casa poderia ter sido ampliada, logo a seguir, por duas ocasiões, por Martin Montivero, que atirou à barra, e Tiago Resendes, com um rematou de longe que fez a bola acertar na máscara do guarda-redes do Igualada.
No segundo tempo, o Candelária continuou a ser superior e apontou o terceiro tento aos 39 minutos, através de mais um remate de meia distância, desta vez de Mauro Fernandez, o outro argentino ao serviço da formação açoriana, que entrou ao intervalo.
O Igualada também teve algumas oportunidades para diminuir a distância, mas o guardião do Candelária, João Miguel, opôs-se bem aos remates de David Cáceres (na transformação de um livre direto) e de Marçal Casadevall (de grande penalidade), mantendo o resultado inalterado até quase ao final do jogo.
A dupla de arbitragem, vinda de Itália, assinalou, no entanto, a poucos segundos do final da partida, mais um livre direto contra o Candelária, e mostrou o cartão azul a Mauro Fernandez, por falta sobre um adversário.
Na transformação da falta, Oriol Vives acabou por conseguir o tento de honra do Igualada, numa partida com fraca assistência, provavelmente devido à hora a que se realizou (19:00 locais), por imposição de todos os jogos se realizarem ao mesmo tempo.