FC Porto, à procura de um “tri” e a jogar em casa, e Benfica, a tentar um título europeu inédito, discutem no fim de semana, com FC Barcelona e Valdagno, a Liga Europeia de hóquei em patins.

A competição regressa a Portugal, no Dragão Caixa, no Porto, depois de Torres Novas ter recebido em 2005/06 a última edição, numa prova que tem evoluído na designação (Taça dos Campeões, Liga dos Campeões) e nos formatos de competição.

Com 47 edições já disputadas, o primeiro figurino, de 1968 a 1996, fez-se a duas mãos e foi aí que três clubes portugueses conseguiram sagrar-se campeões europeus: o FC Porto em 1986 e 1990, o Sporting em 1977 e o Óquei de Barcelos em 1991.

Os “dragões” têm, aliás, também o recorde português de finais, com dez presenças, seis das quais quando a competição passou a disputar-se em “final four” e duas delas em Portugal, uma no Porto e outra em Torres Novas (a única por pontos).

O Benfica surge nesta “final four” a tentar a sua sexta final de uma competição que nunca venceu, com o troféu a fugir-lhe frente ao Reus (1969), FC Barcelona (1973, 1980) e Igualada (1993 e 1995).

Os “encarnados” não são favoritos – depois de terem perdido o campeonato para o FC Porto no Dragão – e têm o “peso” de jogar no pavilhão do maior rival, que ainda assim apenas poderão encontrar na final.

Na história do hóquei em patins português, Sporting, em 1977, e Óquei de Barcelos, em 1991, são os outros clubes que já ergueram o troféu.

Nesta 48.ª edição, os espanhóis do FC Barcelona apresentam-se como os “reis” da modalidade e serão adversários do Benfica na primeira meia-final (15h00 de sábado), enquanto o FC Porto defrontará os italianos do Valdagno (18h00), equipa sem títulos europeus.

Em toda a história do troféu, os clubes espanhóis somam 42 triunfos, 19 dos quais só do FC Barcelona, sendo os restantes títulos europeus distribuídos por FC Porto (dois), Sporting (um), Óquei de Barcelos (um) e Follonica (um).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.