Portugal, hoje líder do ranking mundial, foi o primeiro país a conseguir três vitórias no campeonato do mundo de hóquei em patins, ao somar em 1949 o seu terceiro triunfo (consecutivo), superando a bicampeã Inglaterra.

A jogar em Lisboa, a prova realizada de 29 de Maio a 3 de Junho, registou a ausência do representante africano, que se estreara na edição anterior  com isso reduziu o número de participantes para oito.

A Espanha desforrou-se da Inglaterra e voltou ao pódio, atirando os ingleses para a quinta posição. O último lugar do pódio foi ocupado pela regular Itália.

Nesta prova, a Holanda, que na edição precedente havia sofrido 100 golos sem marcar nenhum, mostrou evolução e conseguiu cinco tento, mas sem evitar o último lugar. Desta vez, a maior goleada foi de 12-0 sofrida frente à Itália.

Foram produzidos 201 golos em 28 jogos, uma média de 7,18 por partida. Portugal foi a mais produtivas das seleções com 39 golos marcados, e a Holanda com cinco apenas, ficou na “cauda”, tendo sido a que mais sofreu (54).

A classificação final foi a seguinte: Portugal (14), Espanha (10), Itália (9), Bélgica (7), Inglaterra (6), França (5), Suíça (5) e Holanda (0).