A seleção portuguesa de hóquei em patins tem a chegada prevista a Luanda para o próximo dia 16, para participar no Campeonato do Mundo, que decorrerá em Angola de 20 a 28 deste mês.

Em Angola já se encontra desde sábado a seleção do Brasil, onde cumprirá um estágio antes da competição. As restantes seleções deverão chegar ao país a partir de segunda-feira.

Relativamente à seleção da Inglaterra, que enfrenta problemas financeiros para participar, o coordenador da comissão executiva do Comité Organizador (Cohoquei), Carlos Alberto Jaime, disse até ao momento não confirmaram a sua chegada a Luanda.

Carlos Alberto Jaime, que falava hoje em conferência de imprensa, para o balanço do estado de preparação do campeonato, referiu que «está em ‘stand-by’ a seleção do Uruguai».

«Nós já solicitámos ao Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) que nos explique os motivos da desistência da Inglaterra, uma vez que estiveram cá na altura da cerimónia do sorteio, em que Coháquei disponibilizou todas as condições para que a qualquer momento pudesse ajudar em qualquer situação, mas até agora não temos nenhum ‘feedback’, pelo que penso que, se assim for, a Inglaterra vai ser substituída pelo Uruguai», comentou.

Segundo o regulamento do CIRH, em caso de indisponibilidade de alguma seleção ou não confirmação da presença em tempo útil, a vaga é preenchida pela quarta classificada do Mundial B, no caso o Uruguai.

A competição vai ter lugar nas províncias de Luanda, a capital de Angola, e do Namibe, litoral sul do país, e conta com a participação de 16 seleções, distribuídas por quatro grupos.

No grupo A encontram-se as seleções de Áustria, Espanha, Brasil e Suíça, no B estão Argentina, Inglaterra, Alemanha e França, o C é composto por Angola, África do Sul, Chile e Portugal e o D por Colômbia, Estados Unidos, Itália e Moçambique.

No pavilhão do Namibe, batizado com o nome da planta originária da região, a Welvitschia Mirabilis, e inaugurado na passada sexta-feira, serão disputados as séries B e D, enquanto o pavilhão de Luanda, a ser inaugurado no próximo dia 17, será palco dos restantes.