O coordenador da Comissão Executiva do mundial de hóquei em patins que Angola alberga de 20 a 28 deste mês, Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, deseja boas vindas aos participantes, num período de ansiedade dos anfitriões no sentido de fazer com que seja um evento exemplar.

Em entrevista exclusiva à Angop quinta-feira, em Luanda, durante a qual abordou aspetos organizativos do campeonato, o responsável, que falava em nome do comité organizador, afirmou desejar interação positiva entre as nações concorrentes do ponto de vista da mensagem e do intercâmbio cultural, onde os anfitriões possam mostrar hospitalidade e suas potencialidades turísticas.

Augurou um mundial competitivo e com muito “fair-play”, em que Angola possa alcançar um lugar cimeiro, embora considere favoritas as seleções de  Espanha, Portugal, Itália e Argentina.

«Estas são as palavras de conforto, de boas vindas a todos que estarão presentes, não só do ponto de vista desportivo, mas do ponto de vista do intercâmbio de todos as nações», frisou o também presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), desde 2005.

As 15 seleções concorrentes ao 41º mundial (primeiro a ser disputado em África) são  aguardadas no país a partir de segunda-feira para uma prova dividida entre as cidades de Luanda e Namibe que acolherão dois grupos cada.

Luanda, palco principal, alberga as séries C, com as seleções de Angola, Portugal, África do Sul e Chile, e A (Espanha, Suíça, Brasil e Áustria), enquanto no Namibe estarão as séries B, constituída pela França, Argentina, Alemanha e Uruguai, esta última em substituição da Inglaterra, e D (Itália, EUA, Colômbia e Moçambique).