O Valongo iniciou hoje da melhor forma o regresso às competições europeias ao vencer os franceses do St. Omer com uma goleada expressiva de 8-0 na primeira jornada do Grupo A da Liga Europeia de hóquei em patins.
Trinta e cinco anos depois de se ter estreado na principal competição europeia de equipas (na altura designada como Taça dos Campeões Europeus) e sem ter conseguido repetir o deste então, o Valongo regressou agora na máxima força e disposto a surpreender.
Frente ao St.Omer as facilidades foram evidentes logo desde os primeiros minutos.
A equipa da casa entrou dominante, muito poderosa na defesa e eficaz no ataque, não sendo, por isso de estranhar que chegasse ao golo logo aos seis minutos, por intermédio de Hugo Azevedo.
A equipa francesa, com um jogador português no “cinco”, Tiago Barbosa, que se destacou dos demais do seu grupo até ser expulso a pouco mais de cinco minutos para o final, não teve capacidade de reação e, até ao intervalo, viu a vantagem adversária aumentar mais ainda.
No segundo tempo, o Valongo manteve o ritmo e o St. Omer, desgastado, não conseguiu acompanhar.
O caminho até aos oito foi tranquilo e sem grandes dificuldades, provando que o Valongo ainda poderá ter uma palavra a dizer no que se refere ao apuramento para a fase seguinte da prova.
O guarda-redes internacional Angelo Girão, que durante o último Campeonato do Mundo foi a escolha principal para defender a baliza de Portugal, esteve em destaque, ao negar, por inúmeras vezes, o golo à formação francesa, duas delas ao defender grandes penalidades.
O Valongo volta a entrar em ação na Liga Europeia no próximo dia 23 de novembro, desta feita em casa dos italianos do Lodi. O outro adversário do grupo é o Liceo da Corunha.