O selecionador português de hóquei em patins confia que a «juventude e irreverência» das jogadoras portuguesas podem levar à conquista do campeonato Europeu, que se realiza em Espanha, de 16 a 21 de dezembro.
«Estamos a trabalhar da melhor forma. As atletas estão a ter uma entrega máxima, dentro do que lhe é pedido, mas a nossa vontade e o nosso objetivo, mais do que juntar aspetos técnicos e táticos, é criar um espírito de grupo forte e com uma vontade enorme de ganhar», disse à agência Lusa Carlos Pires.
O técnico da formação das “quinas”, que esteve a estagiar no Luso entre quinta-feira e domingo, sublinhou que a juventude da seleção é, «por vezes, uma arma muito forte e que é possível tirar proveito» dessa situação.
«Há aqui algumas jogadoras que já têm também alguns anos de hóquei, apesar da sua juventude e marcos na seleção nacional. E, por isso, vamos aproveitar ao máximo essa irreverência para conseguir surpreender os adversários», frisou.
A opção foi clara: «Tentámos ao máximo criar um leque de jogadoras que, mais importante do que a idade, nos dessem a garantia da sua qualidade enquanto jogadoras nos clubes».
Portugal já venceu a competição por três ocasiões (1997, 1999 e 2001), estando empatado no número de títulos com Espanha. Itália (dois), Alemanha (dois) e França (um) são os outros países já vencedores da competição.
O selecionador nacional considerou que o grande adversário é a Itália, seguido da França e Espanha, reconhecendo, no entanto, que Portugal e Espanha são as grandes «potências».
Mas, para já, prefere pensar jogo a jogo, sempre com o «sonho de estar presente na final» e de a vencer.
A Sanjoanense e o Benfica, com três hoquistas cada, são os clubes que se destacam na convocatória da seleção feminina de hóquei em patins, que a partir de segunda-feira disputa o Europeu da modalidade em Mires, Espanha.