A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins foi hoje "esmagada" pela Espanha na final do Campeonato da Europa, por 7-0, que perante o seu público, em Mieres, se sagrou tricampeã.

Portugal, que na fase regular da prova tinha vencido a Espanha, por 4-2, não conseguiu repetir a exibição e, tal como há dois anos em Cronenberg, na Alemanha, voltou a ficar no segundo lugar do pódio.

A Espanha chegou cedo à vantagem por Maria Diez (1-0), aos dois minutos, e a mesma jogadora, aos nove, fixou o resultado com que se atingiria o intervalo (2-0).

Anna Casaramonna, no primeiro minuto da segunda parte, e Natascha Lee, volvidos cinco, elevaram a vantagem da Espanha para 4-0, afundando definitivamente as esperanças lusas.

A final da competição começou a ganhar contornos de pesadelo para as portuguesas quando Natascha Lee, na marcação de um livre direto, Laura Puigdueta e Maria Diez, na conversão de novo livre, estabeleceram o 7-0 final.

A seleção portuguesa alinhou com o seguinte cinco inicial: Filipa Azevedo (guarda-redes), Marlena Sousa, Ana Catarina Ferreira, Rita Lopes e Inês Vieira.

No jogo que antecedeu a final, a Itália goleou a França, por 5-0, e assegurou o terceiro lugar do pódio do Campeonato da Europa de hóquei em patins feminino.

A formação transalpina confirmou o terceiro posto da 1.ª fase da prova e venceu as francesas com golos de Elena Tamiozzo (3), Pamela Lapolla e Elena Toffaniu.