O Benfica apurou-se hoje para a "final four" da Liga Europeia de hóquei em patins, depois de vencer os espanhóis do Réus por 5-1, na segunda mão dos quartos de final, no pavilhão da Luz, em Lisboa.

A vitória do Benfica foi alcançada na segunda parte do prolongamento, através de um "golo de ouro" apontado por Valter Neves, depois de a formação portuguesa ter vencido no tempo regulamentar por 4-1, anulando a desvantagem da primeira mão (5-2).

O Benfica entrou mais pressionante na partida, acreditando que ainda seria possível virar a eliminatória a seu favor e durante os primeiros 10 minutos as melhores oportunidades de golo pertenceram à equipa “encarnada”, destacando-se nesta fase as iniciativas de ataque de João Rodrigues e Tuco.

O guarda-redes do Réus Roger Portugal ainda foi anulando as pretensões da equipa da casa, mas, aos 11 minutos, após uma jogada confusa, não conseguiu suster o remate de João Rodrigues, que abriu o ativo.

No entanto, a vantagem dos "encarnados" viria a durar pouco tempo, já que, no minuto seguinte, a equipa espanhola empatou o jogo, por intermédio de Josep Selva.

Apesar de o golo do Réus ter complicado as contas do apuramento, o Benfica não baixou os braços e continuou a pressionar a equipa espanhola e conseguiu chegar ao segundo golo, beneficiando de um penálti concretizado por João Rodrigues, que bisou na partida.

No segundo tempo, o sentido do jogo não se inverteu, mostrando um Benfica mais forte e rápido na pista e um Réus mais preocupado em gerir a vantagem que tinha na eliminatória.

O esforço da equipa da casa viria a dar frutos aos 40 minutos. Após um remate forte de Tuco, João Rodrigues desviou a bola para a baliza e fez o seu terceiro golo na partida.

A um minuto do final, os “encarnados”, após várias tentativas de remate, chegaram ao quarto golo, por intermédio de Carlos Lopez, conseguindo empatar a eliminatória e jogar o prolongamento.

Aos três minutos da segunda parte do prolongamento, Válter Neves, com um remate forte, fez o "golo de ouro" e colocou os “encarnados” na "final four" da competição, que contará também com a presença o FC Porto.