O FC Porto virou hoje a eliminatória frente ao Liceo da Corunha, na Corunha, ao vencer no desempate por grandes penalidades e apurar-se para a “final four” da Liga Europeia de hóquei em patins.

Os "dragões" partiram para o embate em Espanha com uma desvantagem de 2-1 trazida do Dragão Caixa, mas o jogo começou logo de feição para a equipa de Tó Neves, que chegou ao intervalo a vencer por três golos sem resposta.

Hélder Nunes foi o homem do jogo, ao marcar três dos quatro golos da sua equipa, enquanto Vítor Hugo fez um.

O hoquista fez o 1-0, o 2-0 (ambos na primeira parte) e o 4-1, de grande penalidade, além de ainda ter sido crucial no desempate por penáltis.

Apesar do início implacável, o FC Porto viu Jordi Bardalló reduzir no reatamento e depois foi Toni Perez, a meio do segundo tempo, a fazer o 4-2 e novamente Bardalló a empatar a eliminatória com o 4-3, a cinco minutos do fim.

O maior "pecado" da equipa portuguesa esteve na dificuldade de segurar a vantagem de três golos (já a meio do segundo tempo), permitindo aos galegos recuperarem e acreditarem que ainda era possível, levando o jogo para prolongamento e penalidades.

Aí valeu a eficácia portista, com Tiago Losna e Hélder Nunes a marcarem as respetivas grandes penalidades (Reinaldo Ventura e Jorge Silva falharam), enquanto do lado do Deportivo foram quatro os hoquistas a falhar ou verem Edo Bosch defender.

O FC Porto chega assim à “final four”, à semelhança do último ano, edição em que a fase final se disputou no Dragão Caixa e deu a vitória ao Benfica, batendo no jogo final, e com golo de ouro, os “dragões”.

Ainda hoje, o Benfica tentará em casa, no Pavilhão da Luz, garantir o lugar na final a quatro, com a difícil missão de recuperar de uma desvantagem de 5-2 trazida da primeira mão frente aos espanhóis do Reus.

O Valongo foi hoje de manhã eliminado da prova, ao perder fora com o FC Barcelona por 7-1, depois de já ter sido derrotado na primeira mão por 3-2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.