O campeonato da Europa de hóquei em patins arranca esta segunda-feira em Alcobendas com o jogo inaugural entre Espanha e Alemanha. Os espanhóis defendem o título europeu em casa depois da célebre vitória sobre Portugal na final de 2012 a seis segundos do fim.

A seleção espanhola é heptacampeã europeia e joga em casa, pelo que é considerado a favorita à vitória. Contudo, o homem que lidera os espanhóis já não é Carlos Feriche, o obreiro da recente hegemonia espanhola.

No seu lugar está Quim Paüls que espera continuar a forte campanha da seleção anfitriã. Para além do treinador, a Espanha aposta em quatro estreias nos seus convocados, enquanto Luís Sénica, selecionador português aposta nos mesmos dez que estiveram no Mundial’13.

Portugal vai apresentar uma equipa que tem estado em renovação. Luís Sénica tem vindo a renovar lentamente as caras que representam a equipa das quinas e aposta na quebra da imbatível vizinha Espanha para levar Portugal de regresso aos títulos.

A seleção portuguesa de hóquei é a mais premiada de Portugal contando com 20 títulos de campeão europeu. Em Alcobendas, serão todos contra todos em 15 encontros, com o duelo ibérico a ser um dos mais esperados. Portugal estreia-se na prova amanhã frente à seleção da França.