A seleção portuguesa de sub-17 de hóquei em patins apurou-se hoje para as meias-finais do Europeu de hóquei em patins, ao golear (6-1) a Suíça, na quarta jornada do grupo A, somando a terceira vitória na competição.

Portugal não entrou bem no jogo e a Suíça aproveitou para inaugurar o marcador, um golo que foi o primeiro sofrido pela seleção das "quinas" na 34ª edição do Europeu, mas a reação lusa não se fez esperar e a sua superior qualidade individual e coletiva acabou por fazer a diferença.

Duas grandes penalidades cobradas por Gonçalo Nunes permitiram a reviravolta no marcador (2-1) antes do intervalo, mas seria na segunda parte que o fosso que separa as duas equipas se acentuaria, traduzida com mais três golos de Gonçalo Nunes e um de Gonçalo Pereira.

Com este triunfo, Portugal soma nove pontos em três partidas, lidera o grupo A – de que fazem também parte as seleções de Itália, Andorra e Áustria, além da Suíça – e já está nas meias-finais da prova.

No final da partida, o selecionador Luís Moreira confessou que “não esperava que os suíços jogassem tão fechados” e considerou que Portugal foi “pouco inteligente” na primeira parte, assumindo algumas culpas no desempenho da equipa.

“Pressionei os atletas para decidirmos o apuramento rapidamente e isso terá gerado alguma ansiedade, mas, na segunda parte, conseguimos acalmar e ganhar com toda a naturalidade”, disse Luís Moreira.

Na quinta-feira, a seleção portuguesa, atual detentora do título, disputa a última partida da primeira fase frente à Itália, a partir das 17:45 (hora portuguesa), jogo que decidirá o primeiro lugar do grupo A.

O grupo B é constituída pelas seleções de França, Espanha, Inglaterra, Israel e Alemanha.