O clássico Benfica-FC Porto transpõe fronteiras e entra no sábado nas contas da Liga Europeia de hóquei patins, palco que as duas equipas conhecem bem e no qual só uma marcará presença na ‘final-four’.

A diferença na fase de grupos levou a que esta época ‘dragões’ e ‘águias’ tenham que se defrontar antes das grandes decisões, depois de ambos terem estado nas duas últimas semifinais e o FC Porto ter sido finalista derrotado nas duas finais.

Primeiro em 2012/13, com os dois ‘gigantes’ portugueses a disputarem a final no Dragão, onde o Benfica acabou por vencer no golo de ouro (6-5, 5-5 no tempo regulamentar) e conquistar o seu primeiro título europeu de hóquei em patins.

Depois, em 2013/14, com a equipa portista a chegar à final e a perder com o FC Barcelona (3-1), falhando um troféu que lhe foge desde 1989/90, quando a competição ainda se designava Taça dos Campeões Europeus.

Os ‘dragões’ são, aliás, os que têm mais finais perdidas (dez) numa competição, que venceram por duas vezes e que é absolutamente dominada pelo FC Barcelona, com 20 títulos europeus.

No sábado, na Luz, na primeira mão dos quartos de final (17:00), a rivalidade entre Benfica e FC Porto será a mesma de sempre, num jogo em que tudo pode acontecer e onde não existem vencedores antecipados.

“Tal como costumam ser os clássicos, nas várias modalidades, será com certeza um clássico muito intenso, muito bem disputado. Espera-se um grande espetáculo de Hóquei em Patins”, anteviu o capitão benfiquista Valter Neves à BTV.

Já esta temporada o Benfica conseguiu uma surpreendente e folgada vitória no Dragão, quando venceu por 7-3 à 11.ª jornada, a 17 de dezembro, num jogo que dominou por completo, mas Valter Neves lembra que “não há partidas iguais”.

O Benfica chega a esta fase como segundo na fase de grupos, atrás do campeão europeu FC Barcelona, enquanto o FC Porto venceu e dominou por completo o seu grupo, deixando os italianos do Valdagno (segundos) a distantes oito pontos.

Com a segunda mão agendada para 22 de março, caso exista uma vitória para cada equipa, qualifica-se aquela que obtenha o maior número de golos no conjunto das duas mãos (independentemente se são obtidos em casa ou fora).

Se o número de golos for igual para ambas, disputa-se um prolongamento com golo de ouro, e se ainda assim persistir um empate recorre-se à marcação de grandes penalidades.

Em outros jogos das provas europeias, na Taça CERS, disputam-se igualmente no sábado a primeira mão, com o Sporting a receber a Oliveirense (16:00, em Mafra) e o Óquei de Barcelos a visitar os franceses do St. Omer (19:30).

Esta eliminatória colocará sempre uma equipa lusa na ‘final-four’, a sair do embate entre Oliveirense e Sporting, equipas que também se defrontaram esta época na Liga, com vitória da formação de Oliveira de Azeméis em casa, por 9-5.

Liga Europeia, quartos de final, 1.ª mão:

- Sábado, 07 mar:

Benfica, Por – FC Porto, Por, 17:00.

Valdagno, Ita – FC Barcelona, Esp, 20:00.

Breganze, Ita – Forte dei Marmi, Ita, 20:00.

Liceo, Esp – Vic, Esp, 18:00.

Taça CERS, quartos de final, 1.ª mão:

- Quarta-feira, 04 mar:

Igualada, Esp – Follonica, Ita, 4-2.

- Sábado, 07 mar:

Sporting, Por – Oliveirense, Por, 16:00.

St. Omer, Fra – Óquei Barcelos, Por, 19:30.

Reus, Esp – Diessbach, Ale, 20:00.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.