O Benfica estreia-se este fim de semana na ‘final four’ da Taça Europeia de hóquei em patins feminino, em Espanha, mentalizado para o facto de que tudo o que não seja trazer o ‘caneco’ é um mau resultado.

“Estou confiante de que vamos fazer uma grande ‘final four’ e trazer o ‘caneco’ para Lisboa. Tudo o que não seja trazer o troféu é uma má prestação”, admitiu à agência Lusa o treinador da formação ‘encarnada’, o ex-internacional Paulo Almeida.

O treinador benfiquista alicerça o seu otimismo no facto de a sua equipa, bicampeão nacional, ter vencido na última época as quatro provas nacionais em que participou sem derrotas e, a nível interno, estar invicta há quase dois anos. “Sabemos que vamos para uma prova de estreia, mas as minhas atletas já têm alguma experiência por já terem participado em campeonatos do mundo e da europa e também já conhecerem as adversárias que vão defrontar”, justificou Paulo Almeida.

O treinador foi conciso e objetivo na formulação do desejo de erguer o troféu, até porque, afirma, ser otimista é uma caraterística sua, quer enquanto pessoa quer enquanto atleta. “Para mim só há um resultado, que é o primeiro. O segundo, é o primeiro dos últimos. Quem joga numa instituição com a grandeza do Benfica só pode pensar em títulos, aliás, elas sabem isso”, justificou o treinador.

O Benfica chega à ‘final four’ após eliminar, com um ‘golo de ouro’ de Marlene Sousa nos quartos de final, a formação espanhola do Voltregá, que já ergueu por três vezes a Taça Europeia, nas edições de 2012/13, 2010/11 e 2007/08. O facto de a ‘final four’ decorrer em Espanha – único país que ergueu o troféu em oito edições -, e com o Manleu, adversário do Benfica nas meias-finais, a jogar em casa, pode ter aspetos positivos e negativos.

“Acredito plenamente na minha equipa e só me preocupo com a minha equipa. Sabemos que vamos jogar em Espanha, no pavilhão do Manleu, que vai jogar em casa, mas isso, às vezes, também funciona ao contrário e coloca mais pressão no anfitrião”, disse. Paulo Almeida acredita que se a sua equipa souber fazer as coisas que tem feito até hoje, com as indicações que lhe der, e o Manleu irá ser analisado até algumas horas antes do jogo, está convicto que tem 50 por cento de hipóteses de chegar à final.

“Vamos analisar os pontos fortes do Manleu, através do visionamento de vídeos de jogos, como eles também devem estar a analisar os nossos. Hoje em dia já não há segredos”, explicou Paulo Almeida. A formação ‘encarnada’ disputa o acesso à final frente ao Manleu pelas 20:00 de sábado (19:00 em Lisboa).

O outro encontro das meias-finais opõe as francesas do US Coutras às alemãs do ERG Inserlohn, às 17:30 (16:30 em Lisboa). O Benfica, que após uma pré-inscrição não confirmada na época de 2013/14, por ter entendido não estarem reunidas as condições necessárias, segue na Taça Europeia as pisadas de Os Lobinhos, Nafarros, HC Marco, HC Mealhadas, Fundação Nortecoope, CD Nortecoope e CSP Alfena.

Anfitrião, por duas vezes, em 2011/12, em Almargem do Bispo, e 2007/08, na Mealhada, Portugal obteve como melhor resultado um segundo lugar pela Fundação Nortecoope, na final perdida para as espanholas do Voltregá, por 2-1.

- Programa:

Sábado (14 mar)

Meias-finais

US Coutras, Fra - ERG Inserlohn, Ale, às 17:30.

Benfica, Por – Manleu, Esp, às 20:00.

Domingo (15 mar)

Final, às 12:00.

Nota: horas locais, menos uma hora em Lisboa.