A câmara de Valongo anunciou hoje que a modernização interior do pavilhão municipal deste concelho do distrito do Porto está a avançar, incluindo a substituição de placas de fibrocimento, passiveis de conterem partículas de amianto.

A empreitada foi adjudicada por 150 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias, constituindo esta a única candidatura aprovada, das quatro que a câmara de Valongo apresentou aos fundos excedentários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no âmbito do programa ON.2 - Novo Norte.

"Lamentamos que todas as restantes candidaturas apresentadas pelo município tenham merecido parecer desfavorável do gabinete do secretário de Estado do Desporto, pois o concelho de Valongo possui imensas carências ao nível dos equipamentos desportivos", referiu o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro.

Segundo nota da autarquia de Valongo, as obras serão financiadas a 70% por fundos comunitários e têm de estar obrigatoriamente concluídas até 30 de junho.

O autarca acrescentou que tinha "esperança" que esta linha de apoios comunitários "pudesse ajudar o esforço" desta autarquia, lembrando que Valongo dispõe de "parcos recursos financeiros", estando "muito condicionada" pelo Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).

Durante as obras em curso, os clubes que utilizam o pavilhão municipal, designadamente a Associação Desportiva de Valongo (ADV), terão de treinar e jogar em equipamentos alternativos, situação que foi, garantiu a autarquia, "acautelada". Já os jogos de hóquei serão realizados na Maia.