Espanha, Portugal, Argentina e Itália foram os vencedores da fase de grupos do 42.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins, contabilizando apenas vitórias nos jogos disputados.

As equipas permaneceram invictas ao longo dos três jogos desta fase e vão agora lutar por um lugar nas meias-finais com os segundos classificados dos grupos.

Nos jogos de terça-feira, a Alemanha conseguiu apurar-se para a fase seguinte ao derrotar a Áustria por 7-2, garantindo, deste modo, o segundo lugar do grupo C, conquistado por Portugal.

No grupo A, a anfitriã França também conseguiu seguir em frente, depois de vencer Angola no último jogo da fase de grupos, por 3-1.

A Espanha, no primeiro lugar do grupo, fechou esta fase com uma goleada frente à Holanda, por 12-0.

Nos restantes jogos do dia, a Suíça goleou a Inglaterra, por 7-1, tendo assim os helvéticos terminado a fase de grupos no terceiro lugar do grupo B, somando três pontos. Em último ficaram os ingleses, comandados pelo português Carlos Amaral, sem qualquer vitória.

No mesmo grupo, Argentina e Moçambique lutavam pelo primeiro lugar, e foi a equipa argentina quem levou a melhor, com uma vitória por 5-4.

A Colômbia garantiu a primeira vitória na prova e o terceiro lugar do grupo D, depois de vencer a África do Sul, por 4-1. Os sul-africanos não somaram qualquer ponto.

A Itália ficou em primeiro lugar do grupo, depois de conseguir vencer o Chile, por 5-4.