Depois de um domínio absoluto na fase de grupos do Mundial de hóquei em patins, com três vitórias, a seleção portuguesa prepara agora o confronto com o Chile, equipa que defrontou, e venceu, por duas vezes, no campeonato do Mundo em Angola de 2013.

Com 26 golos marcados no Grupo C, Portugal foi a equipa mais concretizadora na fase de grupos do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, sendo também a segunda equipa mais sólida a nível defensivo, tendo apenas sofrido quatro golos em três jogos. Já a Espanha, pentacampeã em título, apresentou a defesa mais sólida da fase de grupos com apenas dois golos sofridos, mas o ataque mais 'tímido' dos líderes dos grupos com apenas 19 golos.

Na próxima fase do torneio, a seleção nacional de hóquei em patins vai 'reencontrar' o Chile para discutir a passagem às meias-finais. No Mundial de 2013, Portugal defrontou o Chile em duas fases distintas da prova, tendo vencido os chilenos por 5-3, na fase de grupos, e 11-3 no jogo de apuramento para o terceiro classificado.

O Chile apurou-se para os quartos-de-final com duas vitórias e uma derrota. Os chilenos entraram na prova a golear a África do Sul de forma categórica por 14-1, tendo depois vencido a Colômbia por 4-2. No derradeiro jogo do grupo D, o Chile perdeu com a 'poderosa' Itália por 4-5, mas esteve perto da remontada ao criar muitas dificuldades aos italianos.

O jogo entre Portugal e Chile está agendado para quinta-feira às 18h30.