O Sporting vai encontrar, no sábado, na primeira mão da final da Taça Continental de hóquei em patins, a melhor equipa do mundo, mas Ricardo Figueira e Tuco acreditam que os ‘leões’ podem surpreender o FC Barcelona.

Quem, por estes dias, vir um treino do Sporting no Pavilhão do Livramento, perdido no mapa a 40 quilómetros de Lisboa, nos arredores de Mafra, perceberá, pela boa disposição, que o todo-poderoso FC Barcelona está longe de intimidar os ‘leões’.

“É lógico que temos de encarar este jogo com especial atenção, não é todos os dias que se joga contra a melhor equipa do Mundo de hóquei. A atenção ao pormenor é muito maior, há mais coisas para estudar em termos individuais e coletivos. É uma atenção redobrada, mas a nossa forma de trabalhar tem de ser igual em todos os jogos. Neste temos de ter mais preocupações e ideias para combater os virtuosismos dos adversários”, explicou à Agência Lusa Ricardo Figueira.

O capitão ‘leonino’, que em abril ergueu bem alto a Taça CERS, conhece bem o adversário, construído por jogadores “tecnicamente” muito evoluídos, “do melhor que há no hóquei”, profissionais que estão num patamar de campeões do mundo, vencedores da Liga dos Campeões. “Entre os 10 melhores do mundo hão de estar cinco jogadores do FC Barcelona. Temos de pensar que o perigo vem de todo o lado”, completou.

Apesar do favoritismo dos catalães, que em maio revalidaram o estatuto de melhor equipa da Europa, naquele que foi o seu 21.º título europeu de hóquei em patins, Figueira defende que o Sporting não pode pensar que os dois jogos – a primeira mão disputa-se este sábado, às 16:00, no Livramento, a segunda uma semana depois, em Barcelona – estão decididos.

“Neste jogo a motivação é muito grande e, por isso, todo o trabalho que nós desenvolvemos é a pensar que podemos dar mais um passo para fazermos história, porque se vencermos será fazer história. O trabalho está a ser bem feito para conseguirmos, dentro das nossas hipóteses e do maior favoritismo do FC Barcelona, fazer uma surpresa”, assegurou.

E as surpresas acontecem como bem sabe o argentino Esteban Abalos, conhecido por Tuco, que com a sua anterior equipa, o Benfica, surpreendeu o ‘Barça’ nas meias-finais da Liga Europeia em 2013.

“Temos de ser fortes como equipa. Eles são a melhor equipa do Mundo nos últimos anos, mas já foram derrotados por muitas equipas, por isso temos de trabalhar duro, defender bem, jogar o nosso jogo e disfrutar do jogo, divertirmo-nos, porque não é todos os dias que se joga uma final contra o ‘Barça’. Vai ser muito importante para nós”, disse à Lusa, recordando que, apesar da qualidade dos adversários, estes também erram: “Temos de aproveitar-nos disso.”

A favor do Sporting vai estar um Pavilhão do Livramento lotado – os 680 bilhetes esgotaram na terça-feira -, um fator que, de acordo com Tuco, será mais benéfico para os ‘leões’ do que prejudicial para os ‘culé’.

“Para nós [apoio do público] é muito importante, mas não acredito que seja uma pressão para o FC Barcelona, porque o ‘Barça’ tem jogadores com muita experiência. Acredito que a nós é que nos dá mais força e nos faz ficar mais motivados”, assumiu.

O pequeno e modesto Pavilhão do Livramento está nas antípodas do grandioso Palau Blaugrana e Ricardo Figueira sabe que isso pode favorecer a formação da casa.

“Poderá surpreender, mas acho que é uma equipa que está preparada para todas as adversidades, por isso é que estão habituados a ganhar. Para nós, esse fator casa, vai ser importante, ainda para mais porque começamos aqui e a eliminatória terá sempre de ficar em aberto para a segunda mão. Se calhar eles terão mais dificuldade em adaptar-se a um ringue com estas caraterísticas, porque estão habituados a um piso talvez com mais qualidade, a um pavilhão com outras condições, mas podemos pensar que isso pode ajudar-nos na primeira mão”, concluiu.