O Benfica, o FC Porto, que bateu em casa o detentor do troféu FC Barcelona, e a Oliveirense mantiveram hoje os seus percursos 100 por cento vitoriosos na Liga Europeia de hóquei em patins.

Na terceira jornada, e última da primeira volta, apenas o Valongo, que já havia sofrido um desaire, falhou o triunfo, mas, ainda assim, manteve-se na corrida ao apuramento, ao empatar a cinco na receção ao Forte dei Marmi.

Por seu lado, o FC Porto bateu o ‘Barça’, em Fânzeres, graças um tento solitário do ex-‘catalão’ Reinaldo Garcia, a Oliveirense superou em casa o Liceu por 4-2 e o Benfica foi a Itália golear o Bassano por 8-2.

No Grupo A, os ‘dragões’ assumiram o comando, três pontos à frente do ‘Barça’, ao vencerem os catalães por 1-0, com um tento logo aos quatro minutos, apontado por Reinaldo Garcia, num encontro em que as defesas prevaleceram.

O FC Porto está, praticamente, qualificado, até porque, no outro encontro, Iserlohn e Breganze ‘anularam-se’ (6-6), somando cada qual apenas um ponto.

No Grupo B, o Benfica não teve quaisquer problemas e contabilizar o terceiro triunfo, ao derrotar o Basano por 8-2, num embate que começou a encaminhar na primeira parte, com um tento de Carlos Nicolia e um ‘bis’ de João Rodrigues.

Antes do intervalo, Emanuel Garcia ainda reduziu, mas, no segundo tempo, os ‘encarnados’ não deram hipóteses, chegando à goleada com tentos de Miguel Rocha, Diogo Rafael, Jordi Adroher, Valter Neves e mais um de Nicolia.

Na tabela, o conjunto de Pedro Nunes soma nove pontos, contra seis dos espanhóis do Vic, que hoje venceram por 3-1 no reduto do Mérignac. O Bassano tem três e os gauleses zero.

No Grupo D, e num embate entre equipas com dois triunfos, a Oliveirense levou a melhor e somou o terceiro, ao bater o Liceo por 4-2, com tentos de Martin Montivero, Caio, Ricardo Barreiros e Carlos Lopez. A equipa de Oliveira de Azeméis soma agora nove pontos, contra seis dos galegos.

O Grupo C é o único sem liderança lusa, uma vez que o Valongo, que já perdera por 5-1 no reduto do Vendrell, ficou-se por um empate na receção ao Forte dei Marmi, um conjunto de qualidade, liderado pelo ex-‘dragão’ Pedro Gil.

Os portugueses recuperaram de quatro situações de desvantagem e conquistaram uma igualdade que lhes permite continuar na luta pelo apuramento, até porque o Vendrell ficou-se por uma igualdade a um no reduto do Quévert.