A Oliveirense garantiu hoje a presença na ‘final four' da Liga Europeia de hóquei em patins, ao vencer o FC Porto por 4-3, na segunda mão dos quartos de final, afastando os ‘dragões' da prova.

A Oliveirense repetiu hoje, no Dragão Caixa, o triunfo por 4-3, que tinha conseguido na primeira mão, conseguindo chegar pela segunda vez a esta fase da competição, depois de 2004/2005. Já os ‘dragões’ ficaram de fora depois de três presenças consecutivas.

Os ‘azuis e brancos’ não conseguiram aproveitar a vantagem de decidir a ronda em casa, num jogo em que a Oliveirense entrou mais forte e não tardou em inaugurar o marcador.

Aos três minutos, um remate cruzado do ex-portista Ricardo Barreiros deu o primeiro golo da partida para a equipa visitante que, dois minutos depois, voltou a ameaçar a baliza de Nélson Filipe.

João Souto, aos cinco minutos, em contra-ataque, teve no ‘stick' a oportunidade de aumentar a vantagem mas a bola acabou por bater no poste da baliza ‘azul e branca’.

A partir desse momento, o FC Porto aumentou a intensidade do ataque, apesar de revelar algumas dificuldades na finalização.

Mas, sem marcar, o FC Porto acabaria por sofrer, já que a Oliveirense voltou a chegar ao golo, aos 19 minutos, por intermédio de Carlos López.

A necessidade de o FC Porto marcar ainda na primeira metade tornou-se quase obrigatória para incutir força anímica ao grupo portista. E, na verdade, isso acabou por acontecer nos últimos segundos com Hélder Nunes a atirar uma ‘bomba' para dentro da baliza de Xavier Puigbi.

Para o segundo tempo manteve-se a tendência de um jogo intenso e bastante equilibrado.

A Oliveirense voltou a ser a primeira a marcar, em contra-ataque, novamente por Ricardo Barreiros, deixando o FC Porto numa situação muito complicada para alcançar a reviravolta.

Ainda assim, os ‘dragões' não desistiram e, em três minutos, Hélder Nunes chegou à igualdade relançando assim a partida, numa altura em que faltavam cinco minutos para o final.

Mas, e à semelhança do que aconteceu na primeira mão, em Oliveira de Azeméis, Caio, num livre direto, marcou o golo que deu a vitória à Oliveirense.