Nas meias-finais, a formação ‘encarnada’, vencedora das duas últimas edições da prova e líder do ‘ranking’, com 15 troféus, mede forças com o rival lisboeta Sporting, enquanto o Óquei de Barcelos defronta o FC Porto (14 triunfos).

O Benfica procura em Ponte de Lima somar o terceiro troféu da época, após o título europeu, alcançado em casa frente à Oliveirense, e o campeonato nacional, o ‘bis’, consolidando, assim, a sua hegemonia na modalidade, depois de um longo reinado do rival FC Porto.

O vice-campeão nacional FC Porto e o Óquei de Barcelos (quinto no campeonato) são as duas primeiras formações a entrar em competição e a decidir o primeiro finalista, pelas 15:00 de sábado, após o que terá inicio, pelas 17:00, a meia-final entre o Sporting (quarto) e o Benfica.

Para chegar à ‘final four’ de Ponte de Lima, o FC Porto, isento das primeiras três eliminatórias da competição, afastou nos 16 avos de final o Sporting de Tomar (7-3), nos oitavos de final o HC Tigres (12-5) e nos quartos de final o Paços de Arcos (5-0).

O adversário dos ‘dragões’ no sábado, o Óquei de Barcelos, vencedor da Taça CERS, que também foi ‘dispensado’ das primeiras três rondas, afastou nos 16 avos de final o HC Turquel (6-1), nos oitavos de final o HC Braga (4-2) e nos quartos de final o Valongo (6-3).

Na outra meia-final, entre duas equipas igualmente isentas das três primeiras eliminatórias, o Sporting, que na Supertaça venceu o Benfica por 4-2, afastou nos 16 avos de final a Juventude de Viana (5-3), nos ‘oitavos’ o Marinhense (10-3) e nos ‘quartos’ o HC Carvalhos (10-3).

O Benfica, detentor do troféu que reedita nas meias-finais a final do último ano, em que derrotou o Sporting por 3-0, em Vila Franca de Xira, afastou nos 16 avos de final a Oliveirense (5-3), nos oitavos a Sanjoanense (8-0) e nos ‘quartos’ o Paredes (8-1).

Os vencedores dos encontros das meias-finais de sábado disputam pelas 17:00 de domingo a posse da Taça de Portugal, troféu que o Benfica já ergueu por 15 vezes, o FC Porto por 14 e o Óquei de Barcelos e o Sporting por quatro vezes cada.

Caso o Benfica afaste o Sporting, num dérbi da capital disputado em Ponte de Lima, e o Óquei de Barcelos o FC Porto, a final de domingo será uma antecipação da Supertaça europeia entre o campeão europeu e o vencedor da Taça CERS.