João Rodrigues, capitão da seleção portuguesa de hóquei em patins que a partir de segunda-feira vai lutar pelo título europeu, em Oliveira de Azeméis, está convicto de que este “é o ano de Portugal”.

Em entrevista à Lusa, João Rodrigues disse que os 13 anos de ‘jejum’ da equipa nacional não são motivo para desmotivar e assegurou que “o grupo estará 100% focado na conquista do título”.

As expetativas para esta prova estão a ser geridas num patamar muito elevado por todo o grupo, que, segundo o capitão, não consegue pensar em menos do que o primeiro lugar.

“O grupo está bastante otimista, é uma equipa recheada de valores humanos. Estamos a trabalhar muito para chegar onde queremos e, obviamente, criámos as nossas expetativas. Mas é dentro da pista que vamos ter de lutar pelos objetivos que traçámos”, afirmou.

João Rodrigues esclareceu ainda, em declarações à agência Lusa, que ao longo dos anos foi criando uma ideia de que, um dia, poderia ser possível usar a braçadeira de ‘capitão’ na seleção portuguesa. No entanto, e agora que isso aconteceu, o hoquista mostra-se surpreendido, tendo em conta o regresso de alguns jogadores “com mais experiência nestas andanças”.

“Imaginar que podia ser capitão imaginei sempre. Mas nunca pensei que o pudesse ser neste contexto e com jogadores como o Ricardo Barreiros e o Reinaldo Ventura na mesma equipa. Mas encaro isso com normalidade. E é com grande honra e orgulho que o faço”, confidenciou.

João Rodrigues admitiu que é difícil esquecer alguns momentos pelos quais a equipa portuguesa teve de passar em provas anteriores. Na memória está bem presente a final do Campeonato da Europa em Paredes, na qual Portugal perdeu, a seis segundos do fim, o título para a Espanha.

O ‘capitão’ aponta a falta de sorte como uma das principais condicionantes que impediram a conquista de títulos nos últimos 13 anos.

“No passado estávamos em contextos diferentes. Muitas coisas foram corrigidas entretanto. E talvez não tenha havido a mesma união que agora acontece. Mas também não tivemos alguma sorte. Recordo-me daquele golo a seis segundos do fim que nos tirou o título Europeu em Paredes. Acredito que, em termos de trabalho, estamos no bom caminho”, disse.

Em relação aos adversários para esta prova, João Rodrigues não hesitou em apontar a Espanha como “a natural adversária”, no entanto, destacou equipas como a Itália, a Alemanha ou a França como “capazes de protagonizar surpresas”.

O Campeonato da Europa de hóquei em patins vai decorrer entre os próximos 11 e 16 de julho, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.