O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira com o grau de comendador da Ordem do Mérito os elementos da seleção portuguesa que no sábado venceu o campeonato da Europa.

O chefe de Estado entregou as condecorações aos jogadores e treinadores, saudando cada um com um forte abraço, durante uma cerimónia de receção à seleção portuguesa de hóquei em patins, na Sala das Bicas do Palácio de Belém, em Lisboa.

O capitão da seleção portuguesa, João Miguel Rodrigues, recebeu a condecoração do seu colega de equipa Henrique Magalhães, o único ausente nesta cerimónia.

A entrega destas condecorações não tinha sido anunciada, mas no domingo o Presidente da República afirmou que iria dar à seleção de hóquei em patins "exatamente o mesmo tratamento" que tem sido dado aos desportistas de outras modalidades que conquistaram títulos europeus, como o futebol e o atletismo, e foram condecorados com a Ordem do Mérito.

Na cerimónia estiveram presentes dirigentes da federação de hóquei em patins, o ministro da Educação e o secretário de Estado do Desporto.

Num discurso de doze minutos, Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal teve no espaço de uma semana "um conjunto de jornadas de ouro do desporto português", com vitórias em várias modalidades, mas que "ninguém inventou este calendário para celebrar ou fazer festa".

"Não, celebrou-se porque os campeões mereceram e merecem. E não se iria deixar de celebrar só pelo facto de haver uma coincidência de calendário. É tão simples quanto isso. Não há, em termos de sucesso nacional e de orgulho dos portugueses, modalidades de primeira, segunda, terceira e de quarta. Há só modalidades de primeira", prosseguiu.

Dirigindo-se para os elementos da seleção de hóquei em patins, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "Por isso, o Presidente da República decidiu aquilo que tinha de decidir, que é condecorá-los com a Ordem do Mérito, porque se trata de mérito reconhecido pela nação portuguesa".

"Bem hajam por aquilo que contribuíram, também pela vossa parte, para tornarem Portugal e os portugueses mais felizes e mais orgulhosos de o serem. Muito obrigado", concluiu.

No final da cerimónia, foram tiradas fotos de grupo e, depois, num registo mais informal, alguns atletas tiraram uma 'selfie' com o chefe de Estado.

No sábado, Portugal sagrou-se campeão europeu de hóquei em patins, ao vencer a Itália por 6-2, em Oliveira de Azeméis.

A seleção portuguesa, que não conquistava um Europeu há 18 anos, continua a ser a que tem mais títulos, agora com 21, seguindo-se a Espanha, com 16 títulos.