Portugal somou hoje terceira vitória no Europeu de hóquei em patins de sub-17, 13-1 sobre a Áustria, e ficou a um empate apenas para terminar no primeiro lugar do Grupo A.

Em Mieres, na região espanhola das Astúrias, os lusos voltaram a somar uma vitória folgada e só lhes falta defrontar, na fase de grupos, a Itália, que tem a qualificação em risco face à ameaça da Alemanha, vencedora de Andorra por 6-2.

Portugal lidera o grupo com nove pontos, tantos quantos tem a Alemanha (com um jogo a mais) e mais seis do que a Itália, pelo que só por uma 'impensável' conjugação de resultados não seguirá em frente no torneio.

Os pupilos de Nuno Ferrão chegaram ao intervalo a ganhar por 8-1 e mais uma vez geriram esforços na segunda parte, concentrados nos próximos desafios da equipa.

Por Portugal jogaram e marcaram: Tiago Freitas, José Tiago (2), Carlos Ramos (2), Xavier Pinho (1) e Hugo Santos (1), cinco inicial, João Maló (4), Diogo Abreu (2), João Pereira e Miguel Moura (1).

O próximo jogo de Portugal é contra a Itália, às 18:00, depois se definindo, face aos resultados da última jornada, com quem se cruza nas meias-finais, se confirmar o quase certo apuramento.

A Espanha, que já fez os quatro jogos do grupo B, somou vitórias e fecha com 12 pontos, em primeiro. Suíça e França, empatadas com seis pontos, discutirão entre si a outra vaga nas meias-finais.