Hóquei em patins

22-09-2016 08:41

Supertaça junta repetente Benfica e regressado FC Porto

A Supertaça António Livramento de hóquei em patins disputa-se, este sábado, na Mealhada.
Hóquei FC Porto vs Benfica
Foto: JOSE COELHO / LUSA

Benfica contra FC Porto em Hóquei em patins

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Benfica e FC Porto disputam no sábado a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, na Mealhada, no arranque oficial da época 2016/17, que já teve como aperitivo a Elite Cup ganha pelo Sporting.

O Benfica, bicampeão nacional e campeão europeu, marca presença pela terceira vez consecutiva na discussão do troféu, que volta a contar com o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal frente aos ‘encarnados’ (4-2), depois de duas épocas de ausência.

A formação ‘encarnada’, que ergueu o troféu sete vezes, procura na Mealhada inverter a tendência das últimas duas edições, em que perdeu para o Sporting, por 4-2, e para o Valongo, por 7-5, mas pela frente tem o clube com o melhor registo na prova, com 19 títulos, seis dos quais nas últimas dez edições.

Embora a Supertaça marque oficialmente o início da época, a primeira edição da Elite Cup, competição não oficial que envolveu os oito primeiros classificados da última época, em Coimbra, serviu já de aperitivo e de aferição dos plantéis.

O Sporting impôs-se ao FC Porto na final, por 3-1, depois de ter afastado o Benfica nas meias-finais, com um triunfo por 7-6. No desafio de atribuição dos terceiro e quarto lugares, a Oliveirense venceu o Benfica, por 6-1.

O FC Porto surge na Supertaça com uma estrutura em que manteve a ‘espinha dorsal’ da época passada e em que as novidades são os reforços catalães Ton Baliu, defesa/médio de 27 anos (ex-Igualada), e Carles Grau, guarda-redes de 26 anos (ex-Vic).

Os portistas arrancaram a preparação para a nova época com um empate a quatro golos com o Liceo, na Corunha, após o que conquistaram a terceira edição do Torneio Euro Cidade de Valença, ao derrotar na final o Óquei de Barcelos, por 3-2.

Também o Benfica manteve praticamente inalterável a estrutura de sucesso da última temporada e apresenta apenas como reforço o guarda-redes Diogo Almeida, de 28 anos (ex-HC Braga). A formação ‘encarnada’ promoveu ainda João Sardo ao plantel principal.

O Benfica integrou na preparação da Supertaça, para além da Elite Cup, a participação no Torneio Internacional Cidade do Porto, que perdeu na final disputada com os espanhóis do FC Barcelona (6-0). Nas meias-finais, a formação ‘encarnada’ venceu a Juventude de Viana, por 3-0.

Benfica e FC Porto defrontam-se pelas 20:30 de sábado, no Pavilhão Municipal da Mealhada, naquele que será o décimo ‘duelo’ entre os dois clubes na Supertaça, decidindo entre si a conquista do primeiro troféu oficial da época de 2016/17.

Conteúdo publicado por Sportinforma