O FC Porto cumpriu hoje a sua missão ao vencer o Candelária (10-4), na última jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, resultado insuficiente para os "dragões" somarem o 11.º título consecutivo.

O triunfo do Benfica, em Almeirim, frente aos "Tigres" (4-1), tornou irrelevante o triunfo dos portistas, que, assim, terminam o campeonato no segundo lugar, atrás do "encarnados", pondo fim a uma série de dez títulos seguidos.

Já o Candelária, que nesta partida não disfarçou o cansaço acumulado ao longo da época, terminou o campeonato num honroso terceiro lugar.

Conscientes de que só uma vitória interessava para ainda aspirar ao título, embora sempre dependentes de um deslize do Benfica, os jogadores do FC Porto entraram em melhor plano na partida, dominando a contenda.

Acabou, por não surpreender o primeiro golo dos nortenhos, aos 10 minutos, por intermédio de Caio, tento que Gonçalo Suissas imitou, cinco minutos depois.

A equipa açoriana ainda deu boa réplica, reduzindo, pouco depois, por Tiago Rafael, e chegando ao empate, de grande penalidade, por Jorge Silva, o que forçou nova reação do FC Porto, que chegou ao intervalo a vencer por 4-2, com os tentos de Nelson Pereira e Reinaldo Ventura.

Para segunda metade, o FC Porto puxou dos “galões” e, depois de Caio dar seguimento ao marcador, aos 35 minutos, com o 5-2, os tentos portistas foram sucedendo-se, com os insulares apenas a reagiram com mais dois golos, mas numa altura em que vantagem caseira era já dilatada.

Nas bancadas do Dragão Caixa, a esperança do título ainda se fez sentir, com o golo do empate dos "Tigres" frente ao Benfica, que ainda contagiou os jogadores, mas o restabelecer da vantagem "encarnada", pouco depois, esfriou os ânimos.

A equipa portista acabou por presentear os adeptos com três golos nos últimos dois minutos, o que acabou por disfarçar a tristeza do fim da hegemonia azul e branca na modalidade.