O campeão Benfica, que tem a homologação do título pendente de um protesto apresentado pelo FC Porto, é o principal candidato a erguer domingo a Taça de Portugal de hóquei em patins, em São João da Madeira.

A formação “encarnada”, que garantiu na quarta-feira a presença na “final-four” com uma goleada por 11-6 em casa do Paço d’Arcos, vê assim a possibilidade de, na mesma época em que colocou termo à hegemonia do FC Porto, chegar à “dobradinha”.

O HC Turquel é o adversário do Benfica na meia-final prevista para as 17h00 de sábado, saindo deste encontro a equipa que irá defrontar no domingo o vencedor do Oliveirense-HC “Os Tigres”, disputado duas horas antes (15h00).

Benfica e Oliveirense, que afastou o FC Porto nos 16 avos de final, são os principais candidatos a garantir a presença na final de domingo, até porque são as únicas equipa que já ergueram o troféu, respetivamente por 13 e duas vezes.

A formação “encarnada”, caso consiga confirmar o seu favoritismo em prova, terá ainda a possibilidade de somar a sua 14.ª Taça de Portugal e desempatar com o FC Porto, que soma 13, no “ranking” dos clubes.

O Benfica chegou ao título - embora a homologação dependa ainda do resultado do protesto apresentado pelo FC Porto por alegadas irregularidades da equipa de arbitragem no jogo da Luz –, após um jejum de 14 anos e colocou fim a um reinado de 10 anos do “dragão”.

Para marcar presença na “final-four” da Taça de Portugal, o Benfica deixou pelo caminho as equipas do Paço d’Arcos (quartos de final), HC Braga (oitavos de final) e Candelária (16 avos de final).

A Oliveirense, detentora do troféu conquistado na final disputada com o Candelária, impôs-se ao HC Marco (quartos de final), Académico FC (oitavos de final) e FC Porto (16 avos de final).

O HC Turquel, adversário do Benfica nas meias-finais, deixou pelo caminho o HA Cambra (quartos de final), o CRPF Lavra (oitavos de final) e o Oquei de Barcelos (16 avos de final).

Por último, o HC “Os Tigres”, que vai discutir com a Oliveirense a passagem à final, eliminou o Biblioteca IR (quartos de final), o CH Carvalhos (oitavos de final) e o AD Oeiras (16 avos de final).