A Taça de Portugal de hóquei em patins arrancou no passado dia 26 de janeiro com os jogos referentes à 1.ª eliminatória. Na ronda inaugural participaram apenas clubes da 2.ª e 3.ª divisão e, como sempre acontece na festa da Taça, aconteceram algumas surpresas, com equipas do escalão inferior a superarem-se e a eliminar formações do segundo escalão.

Na Zona Norte, as grandes surpresas vão para a eliminação do CD Póvoa e CI Sagres por  equipas da 3.ª divisão. O CD Cucujães afastou o CD Póvoa  por 2-1 enquanto o GD Fânzeres eliminou o CI Sagres por 5-4. Nos duelos entre equipas da 2ª Divisão, destaque para o triunfo (4-3) do CH Carvalhos diante da AJ Viana e para a vitória de 6-4 do CA Feira sobre o Riba d’Ave HC.

Na Zona Sul, também houve surpresas na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal com a eliminação de equipas da 2.ª Divisão por equipas da 3.ª Divisão. O maior destaque vai para o triunfo do Marítimo SC (3ª Divisão) na recepção ao AD Oeiras, turma que milita na 2º escalão, por 4-3. Nas quatro partidas entre emblemas da 2ª Divisão, o equilíbrio só não foi nota dominante numa delas, com o HC Mealhada a golear (10-3) a AA Coimbra. ACR Santa Cita venceu (3-2) o UF Entroncamento; a AJ Salesiana bateu (5-4) o HCP Grândola; e a Alcobacense CD afastou o CA Campo de Ourique (5-4).

A 2ª eliminatória da Taça de Portugal, ainda sem equipas da 1ª Divisão, terá lugar a 23 de fevereiro.