A Física de Torres Vedras anunciou esta quarta-feira que a sua equipa sénior de hóquei em patins vai falhar no sábado o encontro com o Candelária, nos Açores, em jogo da 23.ª jornada da I divisão, por falta de verba.

Em comunicado, o diretor do hóquei sénior, João Sousa, enumera as variadas razões pelas quais a sua equipa não vai poder deslocar-se à Ilha do Pico, nomeadamente que, na época desportiva 2011/12, realizaram duas deslocações à Ilha de Porto Santo e Ilha do Pico e que ainda não recebeu o pagamento das mesmas por parte da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP).

«A FPP foi informada já há algumas semanas de que a Física, perante as dificuldades gerais do país que também se refletem na Física, teria dificuldades para efetuar o pagamento das viagens para a deslocação no próximo sábado à Ilha do Pico, tendo ficado na expectativa do recebimento das viagens do ano anterior, as quais não foram pagas à data de hoje», pode ler-se num comunicado da Associação de Educação Física Desportiva de Torres Vedras.

A Física lembra ainda que até há poucos dias esteve agendada uma greve dos transportes aéreos para o próximo fim-de-semana, o que fez com que o organismo não reservasse voos enquanto os preços eram mais económicos.

O diretor da equipa lembra ainda que os jogadores não são profissionais, o que «não torna viável tentar a marcação de outra data para a realização do jogo a meio da semana», uma vez que implicaria que os atletas «faltassem aos seus compromissos» com as entidades empregadoras.

«Estando a cinco dias da data do jogo e não tendo sido ressarcida dos custos das deslocações da época passada, a Direção entendeu não reunir as condições para que a Física de Torres Vedras possa assumir mais esta deslocação, cujo custo ultrapassaria os seis mil euros», lê-se no documento.

A Física esclarece ainda que a decisão foi tomada «com pesar» e apenas pelo facto de as circunstâncias a isso obrigarem, agradecendo a compreensão da Federação, do Candelária e das restantes equipas participantes no campeonato.