O FC Porto apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal em hóquei em patins, ao derrotar nas meias-finais o Valongo por 4-2, defrontando no domiungo, em Barcelos, a Oliveirense.

A segunda meia-final desta "final four" da Taça foi intensamente disputada e jogada a um ritmo alucinante, com a formação comandada por Tó Neves a adiantar-se no marcador aos nove minutos, por Jorge Silva. Depois, veio a eficácia habitual de Reinaldo Ventura, que, antes do intervalo, apontou dois golos, um dos quais de grande penalidade, levando o FC Porto em vantagem 3-0 para o descanso.

Na segunda parte, assistiu-se a uma forte reação dos valonguenses, que exerceram alguma pressão na área contrária, vindo a reduzir a diferença aos 31 minutos, por João Silva.

O FC Porto foi segurando o ímpeto do adversário e poderia ter dilatado a vantagem aos 32 minutos, mas Reinaldo Ventura desperdiçou uma grande penalidade, atirando ao poste.

Os valonguenses deram tudo para modificar o rumo dos acontecimentos, mas, numa jogada de contra-ataque, Ricardo Oliveira apontou o quarto golo, aos 38 minutos. A partir daqui, o FC Porto controlou o rumo dos acontecimentos e, perto do final da partida, Daniel Oliveira fez o segundo tento do Valongo.

O encontro da final, a disputar entre os "dragões", que se sagraram campeões nacionais, e a Oliveirese, que vai defender o troféu, disputa-se às 19h15 de domingo.