O Benfica iniciou hoje da melhor forma a defesa do título europeu de hóquei em patins ao vencer os suíços do RHC Diessbach por claros 13-3, na primeira jornada do Grupo B da Liga Europeia.

Uma semana depois de outra conquista europeia, a da Taça Continental, os "encarnados" fizeram jus à condição de campeões europeus em título e "atropelaram" a formação suíça, com Miguel Rocha a assumir particular destaque, ao apontar oito dos 13 golos da sua equipa.

A entrada de "rompante" no jogo, consumada com os tentos de João Rodrigues e Carlos López, no espaço de um minuto, fazia antever um início de tarde complicado para os visitantes, que acabaram por dar uma réplica consistente durante os primeiros 15 minutos.

Dessa forma, o RHC Diessbach chegaria a uma surpreendente igualdade, por intermédio do português Eduardo Mendes e do espanhol Michel Dantas, este último a aproveitar o caminho livre concedido pelas "águias" numa transição defensiva.

No entanto, a entrada de Miguel Rocha, nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, veio trazer acutilância ofensiva ao Benfica e o universal viria a recolocar os campeões nacionais com dois golos de vantagem, antes de Marc Coy fazer o 5-2 que se registava ao intervalo.

Sem resposta para o poderio do Benfica, os suíços mostraram-se impotentes para travar a marcha do marcador, com Miguel Rocha e o jovem Diogo Neves a chamarem a si o protagonismo, com uma "mão cheia" de golos nos primeiros cinco minutos da etapa complementar.

Ainda assim, o antigo jogador da Oliveirense não ficaria por aí e alcançava uma tarde de enorme "fulgor", juntando mais três tentos à conta pessoal, sendo que, pelo meio, o "capitão" dos suíços, Pascal Kissling, reduziu a larga desvantagem forasteira.

Jogo realizado no Pavilhão número 1 da Luz, em Lisboa.

Benfica - RHC Diessbach, 13-3.

Ao intervalo: 5-2.

Marcadores:
1-0, João Rodrigues, 04 minutos.
2-0, Carlos López, 05.
2-1, Eduardo Mendes, 07.
2-2, Michel Dantas, 15.
3-2, Miguel Rocha, 16.
4-2, Miguel Rocha, 21.
5-2, Marc Coy, 23.
6-2, Miguel Rocha, 26.
7-2, Diogo Neves, 27.
8-2, Miguel Rocha, 29.
9-2, Diogo Neves, 30.
10-2, Miguel Rocha, 30.
11-2, Miguel Rocha, 36.
11-3, Pascal Kissling, 45.
12-3, Miguel Rocha, 46.
13-3, Miguel Rocha, 47.

Sob arbitragem da dupla francesa constituída por Arnaud Esoli e Xavier Bleuzen, as equipas alinharam:
- Benfica: Guillem Trabal, Valter Neves, Estaban Abalos, João Rodrigues e Carlos López. Jogaram ainda: Pedro Henriques (gr), Marc Coy, Diogo Rafael, Miguel Rocha e Diogo Neves.
Treinador: Pedro Nunes.
- RHC Diessbach: Patrick Muhlheim, Michel Dantas, Simon von Allmen, Pascal Kissling e Eduardo Mendes. Jogaram ainda: Lukas Rubin, César Torres, Hanes Wegmuller, Matthias Gerber e .
Treinador: Reto Wyss.

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.