O selecionador português de hóquei em patins confia numa convocatória “que cruza várias gerações” para conquistar, 16 anos depois, o Europeu da modalidade, que se realiza em julho, em Alcobendas (Espanha).

“Nós somos sempre favoritos, mas gostaria de sentir isso na prática. Vamos ver como estaremos quando chegarmos à competição, mas somos sempre favoritos", disse Luís Sénica, na conferência de imprensa da apresentação dos convocados.

Apesar de ressalvar que a Espanha, a jogar em casa e vencedora das sete últimas edições da competição, é a principal candidata ao título europeu, o selecionador nacional acredita na qualidade dos jogadores que escolheu.

“Estes são os jogadores nos quais acreditamos. São os que neste momento reúnem as melhores condições para representar a seleção nacional”, disse o treinador.

Luís Sénica salientou que esta “convocatória tem já o cruzamento de várias gerações”, incluindo jogadores que se sagraram campeões nas camadas jovens.

“Nunca é demais dizer que somos tricampeões europeus de sub-20, campeões europeus de sub-17, vencemos recentemente a Taça Latina de sub-23 e campeões do Mundo de sub-20. Nesta seleção, temos grande qualidade e, no mínimo, três gerações transversais", afirmou.

Por seu lado, o vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal com o pelouro do hóquei, e chefe da comitiva que vai ao Europeu, sublinhou que o objetivo é mesmo trazer o troféu de Espanha e não formar atletas para o futuro.

“Não estamos à espera de nenhuma geração vindoura. Aquilo que pretendemos é vencer em toda e qualquer prova. Foi isso que a direção pediu ao professor Luís Sénica e, através dele, a todos os atletas: o próximo europeu é para conquistar", disse Paulo Rodrigues.

Para o responsável federativo, “esta é a altura de Portugal, face ao que (têm feito) os clubes portugueses e as seleções mais jovens, e o que tem sido a competitividade do campeonato” português.

"Acreditamos que podemos vencer", sublinhou.

O Europeu joga-se num sistema de todos contra todos, com Portugal a iniciar o torneio a 15 de julho, contra a França. No dia seguinte enfrenta a Suíça, a 17 a Alemanha e um dia depois a Itália. No dia 19, a seleção nacional joga contra a anfitriã Espanha.