A Académica estreou-se com uma derrota no Torneio de Abertura de Hóquei em patins que iniciou no pretérito fim-de-semana em Maputo.

A primeira ronda da prova do torneio de abertura em hóquei em patins marcou a estreia da turma da Académica, uma nova formação que em substituição da Liga Muçulmana que após duas épocas desistiu da prática da modalidade.

Coube ao Ferroviário fazer as honras à chegada da Académica e os “locomotivas” não tiveram dó nem piedade ao cilindrarem os “estudantes” por 7-0, demonstrando a força apresentada o ano passado. Mas nem por isso, a Académica deixa de sonhar alto na modalidade.

Arsénio Faranguana, um dos mais experientes hoquistas da Académica que transita da Liga Muçulmana para os «estudantes» disse que os objectivos do clube «não se diferem dos que havíamos traçado nas outras equipas onde jogamos que é de conseguir ganhar e nos posicionarmos da melhor forma na tabela, principalmente no campeonato».

A partida de fundo da primeira jornada do torneio de abertura colocou frente-a-frente as turmas do Estrela Vermelha e do Desportivo Maputo. Os “alvi-negros” não enfrentaram grandes dificuldades para derrotar aos “alaranjados” por 8-2.

Para a presente época, a Associação de Patinagem de Maputo propõe-se a melhorar o quadro competitivo, estando previstos torneios de intercâmbio com a África do Sul.