O treinador Luís Sénica foi hoje oficialmente apresentado como o novo selecionador português de hóquei de patins para os próximos três anos e assumiu o objetivo de conquistar o Mundial2013, que vai decorrer em Angola, em setembro.

Em conferência de imprensa na sede da Federação Portuguesa de Patinagem, o treinador, 44 anos, disse ser um «homem muito feliz» no regresso a um cargo que ocupou entre 2007 e 2009 e garantiu que está «mais maduro e competente» depois dos quatro anos que passou no Benfica e que culminou com a conquista da Liga Europeia.

«Estou melhor treinador e sinto-me mais competente do que há quatro anos. Esse é o processo natural do desenvolvimento de uma pessoa. Sou um homem muito feliz por estar aqui e, quando estamos felizes, é muito mais fácil trabalhar. É isso que quero passar para os jogadores e espero que também sintam isso», afirmou Luís Sénica.

Focado no Mundial2013, que vai decorrer entre 20 e 28 de setembro, o técnico referiu que «falta muito pouco para Portugal voltar a conquistar um título» e que isso pode acontecer já em Angola.

«Acredito que estamos muito perto de qualquer coisa. Pelos últimos sinais e indicadores, Portugal está muito bem. Tem faltado sorte e é para isso que vamos trabalhar. A sorte também resulta do trabalho», frisou.

Sénica quer afastar o «fantasma Espanha» e sonha com uma final entre os dois rivais ibéricos em Angola, numa competição em que Argentina e Itália também têm uma palavra a dizer.

«Admito que gostaria de enfrentar a Espanha na final. Seria uma forma de validar o título de campeão mundial», disse.

Primeiro, Portugal tem que ultrapassar o Grupo C, em que também estão incluídos Angola, Chile e África do Sul.