O Benfica, campeão europeu, e o FC Porto, campeão nacional, dominam a convocatória preliminar da seleção portuguesa de hóquei de patins que vai participar no Mundial2013, agendado para setembro, em Angola.

Ricardo Silva, Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Luís Viana e João Rodrigues, do Benfica, e Ricardo Barreiro, Caio, Jorge Silva e Helder Nunes, do FC Porto foram todos chamados pelo selecionador Luís Sénica e vão todos competir por um lugar na lista final de 10 jogadores.

André Girão (Valongo), Gonçalves Alves (Oliveirense) e José Rafael Costa (Barcelos) também compõem o grupo de 13 de hoquistas que se vão apresentar a 19 de agosto no Luso, onde Portugal vai estagiar e começar a preparar a participação no 41.º Campeonato do Mundo.

«Estas escolhas obedecem a dois critérios. O nível exibicional e competitivo que estes jogadores apresentaram na última época nos clubes e a capacidade que têm em executar o modelo de jogo que queremos para a seleção nacional», afirmou Luís Sénica, numa conferência de imprensa realizada na sede da Federação da Patinagem de Portugal, em Lisboa.

Para o selecionador nacional, este é um grupo que junta a «experiência e a irreverência da juventude» e que estará em Angola «com o desejo e a crença de vencer o Mundial».

«Acredito que o hóquei português vai ganhar algo muito em breve e acredito e espero que seja já em Angola. A história diz que Portugal é uma potência e continuará a ser uma potência», referiu.

Umas das surpresas da convocatória é o regresso do veterano Luís Viana, de 37 anos, que já não representava Portugal há dois anos.

«Faz golos, tem carisma e é o único campeão mundial que está nesta lista. É um jogador experiente, mas que ainda tem aquela irreverência da juventude», comentou Sénica sobre o hoquista do Benfica.

O selecionador nacional garantiu ainda que Valter Neves, caso seja incluindo na lista final, continuará a ser capitão da formação lusa.

Portugal vai passar quatro semanas no Luso, onde vai realizar treinos bidiários e quatro jogos de preparação ainda sem adversários definidos, e viaja para Angola a 15 de setembro, onde também efetuará um encontro particular antes do arranque do Mundial.

A seleção nacional está incluída no Grupo C, em que vai defrontar Angola, Chile e África do Sul, numa competição que decorrerá de 20 a 28 de setembro.

A estreia será contra o Chile, a 22 de setembro.

Lista dos convocados:

Benfica: Ricardo Silva (guarda-redes), Pedro Henriques (guarda-redes), Valter Neves, Diogo Rafael, Luís Viana e João Rodrigues.

FC Porto: Valter Neves, Diogo Rafael, Luís Viana e João Rodrigues.

AD Valongo: André Girão (guarda-redes).

Óquei de Barcelos: José Rafael Costa.

UD Oliveirense: Gonçalo Alves.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.