Decorre desde segunda-feira o processo de seleção dos 174 voluntários para prestação de serviço durante a realização do 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, na cidade de Luanda, uma das sedes da prova que se disputa de 20 a 28 de setembro.

Em declarações hoje à Angop, o porta-voz do Comité Organizador (COHOQUEI), Pedro Azevedo "Chipita", disse que a escolha dos candidatos, cujo termo se prevê para sexta-feira, está a ter como base o currículo que cada um apresenta e indicou que a prioridade vai para os jovens registados durante a realização do Campeonato Africano das Nações (CAN2010), disputado nas cidades de Luanda, Lubango (Huíla), Cabinda e Benguela. Segundo Chipita, «os restantes casos serão analisados cuidadosamente».

De acordo com o responsável, após a definição dos 174 voluntários, que vai acontecer provavelmente até sexta-feira, será feita uma ação formativa de cinco dias para os apurados de Luanda, na primeira quinzena do mês de Agosto.

A província de Luanda vai albergar as séries (A), Espanha, Brasil, Suíça e Áustria, (C), Portugal, Chile, Angola e África do Sul.

Chipita informou que para a província do Namibe, a organização selecionou 63 elementos que vão apoiar os grupos (B) Argentina, França, Alemanha e Inglaterra e (D) – Moçambique, Itália, Colômbia e Estados Unidos da América, por onde seguirá na próxima semana o responsável para a área de voluntariado, Manuel Cafussa, para respetiva formação.

Para a Taça Zé Dú, a decorrer de 22 a 25 de Agosto, em  Malanje, foram selecionados 30 jovens e que serão submetidos a um treino de 25 de julho a 1 do próximo mês.