O técnico da seleção nacional de Hóquei em Patins, Orlando Graça, pediu quinta-feira, em Malanje, o apoio do público desta cidade durante a realização dos jogos do 12ª edição do torneio Zé Dú que a província vai acolher de 22 a 25 deste mês.

O treinador que fez esse apelo quando falava à imprensa logo à chegada do cinco nacional à província, referiu que nesta altura é imperioso todo o apoio da claque malanjina de forma a se galvanizar o espírito de união dos atletas.

Sublinhou que o torneio Zé Dú vai servir de antecâmara para o mundial de Setembro próximo, e por este ato, a equipa nacional deve aproveitar esta oportunidade para se preparar de modo a obter uma boa classificação.

Para tal, explicou, o conjunto vai começar já a trabalhar no reconhecimento do palco de jogos e efetuar partidas de treinamento a fim de ganhar uma preparação eficiente.

«Vamos continuar a nossa programação, porque o grande objectivo é o mundial e o torneio José Eduardo dos Santos serve de preparação pois vai dar o ritmo competitivo à seleção», enfatizou.

Informou que serão efectuados treinos bi-diários até a altura do torneio para a equipa se adaptar as condições sociais e climatéricas da cidade de Malanje.

Por sua vez, o governador provincial em exercício, Manuel Eduardo destacou os esforços que o Executivo central e o governo de Malanje têm envidado para resgatar a mística do desporto de sala e a modalidade de xadrez que a província ostentou nos tempos remotos.

«Malanje já foi e pretende voltar a ser uma das principais referências desportivas nacionais com destaque para o futebol, andebol, voleibol e o hóquei em patins», disse.

Apontou as quedas de Kalandula, as pedras negras de Pungo Andongo e a Palanca Negra Gigante, como potencial turístico a ser apreciado pelas equipas participantes ao torneio.

O cinco nacional que chegou quinta -feira a província de Malanje vai efetuar hoje (sexta-feira), no período da manhã a primeira sessão de treino no pavilhão Palanca Negra Gigante, palco do torneio.

Fazem parte da comitiva os atletas, Tiago, Pedalé e Mitó (guarda-redes) e os jogadores de campo, Big, André Centeno, João Pinto, Kirro, Johe, Márcio Fernandes, Mamíkua, Paizinho e Martin Payero.