A seleção da Inglaterra de hóquei em patins não deverá participar no campeonato mundial, que Angola acolhe de 20 a 28 deste mês, por problemas financeiros, anunciou hoje o seu técnico-adjunto.

Carlos Cardoso "Chupita", de nacionalidade angolana, disse à agência Angop que "dificilmente" a seleção inglesa participará do campeonato, explicando que em Inglaterra a modalidade é amadora e, no caso de deslocações, todos os encargos são de responsabilidade da delegação.

Segundo Carlos Cardoso "Chupita", as dificuldades enfrentadas pela seleção foram já comunicadas ao Comité Organizador do Mundial (Cohoquei), a quem foi solicitada ajuda total para a sua deslocação a Angola.

Da parte do Cohoquei, explicou o técnico-adjunto, a solicitação foi bem acolhida, mas qualquer decisão tem de ser tomada com a anuência do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH).

Para Carlos Cardoso "Chupita", residente na Inglaterra desde 2005, dificilmente a seleção inglesa participará do torneio mundial, tendo em conta que o CIRH já fez o convite ao Uruguai, quarto do Mundial do grupo B de 2012, realizado em Montevideu.

O regulamento do CIRH prevê que em caso de indisponibilidade de alguma seleção ou não confirmação da presença em tempo útil, a vaga é preenchida pela quarta classificada do Mundial B, prova que apura os três primeiros para o escalão superior.

Na segunda-feira, o coordenador da Comissão Executiva do Comité Organizador do mundial de hóquei em patins, Carlos Alberto Jaime, disse que a Federação Angolana de Patinagem (FAP) não tinha ainda sido notificada da possível desistência da Inglaterra.

O 41.º campeonato mundial de hóquei, o primeiro que se realiza em África, vai contar com 16 equipas divididas em quatro grupos, dois sediados em Luanda e outros dois no Namibe.

O pavilhão do Namibe será inaugurado na sexta-feira e o de Luanda no dia 17.