Os atletas portugueses são neste momento os "grandes embaixadores" de Portugal em Angola, considerou hoje em Luanda o embaixador português, durante a receção que ofereceu à comitiva lusa, que vai disputar o 41.º Mundial de hóquei em patins.
João da Câmara fez votos de sucessos e desejou a todos as maiores felicidades, pedindo no final a vitória no Mundial de Angola, que foge a Portugal desde 2003.
Antes, em declarações à Lusa, o vice-presidente da Federação de Patinagem e chefe da comitiva, Paulo Rodrigues, garantiu que «estão criadas as condições» para a conquista do torneio.
«Estão criadas as condições para nós reconquistarmos o título, que nos foge há 10 anos. O trabalho que os jogadores e a equipa técnica fizeram, a mim como chefe da comitiva dá-me toda a confiança que nós chegaremos ao título tão almejado por todos, aqui em Angola», disse.
O selecionador nacional, Luís Sénica, disse à Lusa que os atletas estão "emocionalmente preparados" e com «muita vontade de começar a jogar».
O primeiro jogo será domingo, defronte do Chile, seguindo-se a África do Sul, na segunda-feira e, na última jornada da fase de grupos, a anfitriã Angola, na terça-feira.
«A equipa está com essa ilusão de ir até à pista para disparar este Mundial e para conseguir aquilo que nos traz até Angola, que é o título de campeão do mundo. Estamos muito confiantes, tranquilos, sabemos que fizemos um bom trabalho e esperamos com muita veemência estar na pista para colocarmos em prática aquilo que trabalhámos», acrescentou.
O reconhecimento da pista do novo pavilhão multiúsos, inaugurado terça-feira, em que vai jogar a seleção portuguesa, e que acolherá também o jogo de abertura e a final, será feito no sábado.
Até lá a seleção tem treinado no pavilhão da Cidadela.
Em estado de prontidão revelou-se o capitão da seleção, Valter Neves, que também à Lusa, disse que «está tudo pronto».
«Fizemos o nosso plano de preparação, que foi cumprido de uma maneira muito positiva, com empenho da parte de todos os jogadores. Achamos neste momento, que estamos prontos. Queremos é começar a competição», vincou.
Na sexta-feira, a seleção tem prevista uma deslocação à Escola Portuguesa de Luanda, em que será acompanhada pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
O governante português, que chega na sexta-feira de manhã a Luanda, para uma estada de quatro dias, tem previsto um encontro com o ministro da Juventude e Desporto de Angola, Gonçalves Muandumba, já no Pavilhão Multiúsos, com quem assistirá à cerimónia de abertura e ao jogo inaugural Angola - África do Sul.
No sábado, Emídio Guerreiro almoça com a comitiva portuguesa e no dia seguinte assiste ao primeiro jogo da seleção, contra o Chile.