Angola poderá acolher em 2014 os Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), face à incapacidade logística argumentada por São Tomé e Príncipe, revelou hoje o secretário de Estado do Desporto e Juventude português.
Segundo Emídio Guerreiro, o assunto foi debatido num encontro realizado sexta-feira em Luanda entre governantes de quatro países da CPLP.
Além do anfitrião, o ministro da Juventude e Deporto de Angola, Gonçalves Muandumba, participaram no encontro o governante português, o ministro dos Desportos de São Tomé e Príncipe e o vice-ministro dos Desportos de Moçambique.
Emídio Guerreiro, que falava à imprensa antes de participar, acompanhado de João da Câmara, embaixador de Portugal em Luanda, num almoço com a seleção portuguesa de hóquei em patins, chegou sexta-feira de manhã a Luanda para uma visita de trabalho de três dias, para tratar de assuntos de cooperação e manifestar apoio à comitiva portuguesa que vai disputar o Mundial de hóquei em patins
No encontro de sexta-feira foi ainda debatida a realização em dezembro, no Brasil, da próxima reunião dos ministros do Desporto da CPLP.
Quanto à cooperação bilateral, Emídio Guerreiro, reuniu-se hoje à tarde com o seu homólogo angolano, secretário de Estado da Juventude, Nhanga Calunga da Assunção.
Quanto à seleção de hóquei em patins, Emídio Guerreiro reafirmou a confiança na conquista do título, que foge há 10 anos a Portugal.
«Somos sempre favoritos porque somos uma das maiores potências à escala global nesta modalidade. O grupo está empenhado, está motivado e tem ambição. Acho que o que nós podemos exigir a eles é que deem o seu melhor, se superem, jogo após jogo e no final, se tudo correr bem voltaremos a ser campeões do mundo», disse.
Portugal estreia-se na competição no domingo à noite, frente ao Chile, em jogo da primeira jornada do Grupo C.
No primeiro jogo deste grupo, a anfitriã Angola derrotou sexta-feira a África do Sul por expressivos 8-2.
O torneio, que decorre também na cidade do Namibe, sul do país, termina no próximo dia 28.