Portugal, Espanha, Argentina e Itália, as principais candidatas ao título mundial, venceram hoje, sem surpresas, no segundo dia do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que se realiza em Angola até sábado.

Ainda antes do triunfo português, frente ao Chile, por 5-3, a atual campeã do mundo, a Espanha, cumpriu a sua tarefa, na estreia na prova, e goleou a Suíça, por 9-1.

No entanto, a tarefa espanhola não foi simples. Ao intervalo, a formação tetracampeã em título vencia por uma escassa vantagem de 1-0, uma situação que se alterou durante o segundo tempo.

Jordi Adroher, com três golos, Toni Pérez, com dois, Marc Gual, Josep Selva, Pedro Gil e Jordi Bargallo marcaram os golos da formação comandada por Carlos Feriche, enquanto Von Danken reduzir para os helvéticos.

A Argentina também garantiu a conquista dos três pontos, ao vencer a França, por 3-1, enquanto a Itália superou a seleção de Moçambique, treinada pelo português José Querido, por 4-1.

Nos restantes encontros, os Estados Unidos surpreenderam, ao derrotar por 7-6, após grandes penalidades, a Colômbia, numa partida que no final do tempo regulamentar encontrava-se empatada a quatro golos.

O Brasil, que lidera agora o grupo A, com os mesmos pontos da Espanha, goleou a Áustria, por 9-0, enquanto o líder do grupo B, a Alemanha, venceu o Uruguai por 10-1. A Argentina é segunda do grupo, também com três pontos.

No Grupo C, lidera a Angola, que entrou na prova com uma goleada expressiva sobre a África do Sul (8-1) e perante um pavilhão quase cheio (cerca de 12 mil espetadores), na sexta-feira.

A Itália é a primeira do Grupo D, seguida pelos Estados Unidos, ambos com três pontos, enquanto a Colômbia e Moçambique estão no terceiro e quarto lugar, respetivamente.