A seleção nacional do Chile está a um passo de se qualificar para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, fruto da goleada que aplicou na tarde desta terça-feira a similar da África do Sul, por 10-3, em jogo da terceira e última jornada.

Com esta vantagem, os chilenos ficam apenas a depender de uma derrota da seleção nacional de Angola, que defronta hoje, às 21h15, a experiente portuguesa.

Desde muito cedo, os chilenos começaram a criar dificuldades aos sul-africanos, tendo, a um minuto da partida, Fernandez aberto o marcador num lance combinado, cinco minuto depois Carmona fez o bis, ampliando o resultado para 3-0.

Em resposta, o “cinco “da África Sul reagiu concentrando as suas jogadas no meio campo, mas fruto de alguma inexperiência defensiva, sofreu o quarto tento, apontado novamente por Carmona aos 19 minutos, resultado com que foram ao intervalo.

No início da etapa complementar, Miranda isolou-se e ampliou a vantagem do Chile para 5-0. Depois deste momento, Araújo reduziu a desvantagem para 1-5, aos 30 minutos. Posteriormente, as equipas realizaram um festival de golos, primeiro com Carmona a fazer o 6-1, Sousa a encurtar o desaire para 2-6, Fernandez dilatou para 7-2, aos 32 minutos.

O equilíbrio durou pouco, porque o inconformado Carmona rubricou mais um (8-2), aos 32 minutos e Sousa diminui para 3-8, aos 36. Aos 37 minutos totalizou o seu quinto (9-3) e Fernandez fixou o placar para 10-3, aos 39 minutos.

Com este triunfo, o Chile fica no segundo lugar com seis pontos. O grupo é liderado por Portugal, também com seis pontos.