A seleção argentina foi superior no duelo sul-americano, após vencer o Brasil, por 9-5, tornando-se na primeira equipa a se qualificar para as meias-finais do 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

A seleção brasileira, contra todas previsões, entrou bem para a quadra do Pavilhão Multiusos de Kilamba, em Luanda, e aos 30 segundos, Cláudio Selva inaugurou marcador, sem dar possibilidades de defesa ao guarda-redes Grimalt.

Aos quatro, a formação brasileira através do “capitão” Da Silva ampliou com remate forte, colocando a bola no fundo das redes de Valentim Grimalt.

Aos seis minutos, a Argentina (vice-campeã do mundo) reduziu para 1-2, por Nicolas, batendo pela primeira vez o guarda-redes Marcelo Tova. A seleção argentina, fruto da sua experiência, chegou ao empate aos sete minutos por Garcia, depois de driblar dois opositores.

Os brasileiros, sem temer o potencial do opositor, desfizeram a igualdade aos 10 minutos num “bis” do capitão Cláudio Selva. Garcia apontou o terceiro golo para Argentina, o segundo da sua conta pessoal, aos 13 minutos da partida.

Platero, aos 17 minutos, colocou pela primeira vez Argentina na posição vantajosa. Já na ponta final dos primeiros 20 minutos, os argentinos ampliaram para 5-3, sob responsabilidade de Platero.

No reatamento do jogo, os brasileiros após receberem instruções do técnico nos balneários durante o intervalo, reduziram para 4-5, por Matos, aos 23 minutos. Aos 25, o Brasil falhou uma grande penalidade, na sequência de falta cometida na área restritiva do guarda-redes Grimalt.

Surpreendentemente, o Brasil chegou ao empate, quando se esperava que os argentinos alargassem a diferença de golos após o intervalo. Cláudio Selva novamente em evidência fez o terceiro.

A Argentina, aproveitando distração defensiva brasileira, marcou dois golos no espaço de um minuto, por Lopez (30’). O oitavo tento da Argentina surgiu aos 35 minutos, da autoria de Garcia, que concretizou o seu quarto golo, ao beneficiar livre direto.

Pascoal, aos 38 minutos, assinou pela primeira vez o livro, numa jogada de belo efeito, sem reação defensiva brasileira, apontando o nono para Argentina

Ficha de jogo:

Árbitro principal – Fermi (Itália)

Auxiliares – Armati (Suiça) e Navarro (Espanha)

Argentina – Grimalt, Gimenez, Pascoal, Garcia, Nicolias, Abalos, Rodrguez, Platero, Lopez e Kenan.

Treinador: Dario Giuliani

Brasil –  Tova, Noves, Brasiliano, Raposo, Selva, Dias, Di Silva, Matos, Fernandes e Rieger

Treinador: Miguel Angel  Belbruno