O desafio que acontece às 20h15 no pavilhão Welvitchia Mirabilis, na cidade do Namibe, os angolanos têm a obrigação de vencer dada a má prestação na fase de grupos  que lhes custou o apuramento para as meias-finais da prova que pela primeira vez acontece no  continente africano.

Angola terminou na terceira posição do Grupo C, com três pontos, enquanto a Colômbia averbou apenas derrotas em três partidas que lhe colocou na quarta posição do Grupo D.

A última vez que as duas selecções se defrontaram foi em Agosto de 2012, na primeira jornada da XII Edição do Torneio Iinternacional José Eduardo dos Santos, na cidade do Huambo, onde os angolanos triunfaram por expressivos 7-2, já sob o comando de Orlando Graça.

Em 2003 no campeonato do Mundo que decorreu em Oliveira de Azeméis (Portugal) Angola bateu os colombianos por 2-0 numa altura em que o seleccionador nacional era o angolano Nelson Amado " Sony".

No último campeonato do mundo que teve como palco a cidade Argentina de San Juan, o cinco nacional comandado pelo espanhol Miguel Umbert Riera, venceu por 3-1 desafio que ditou o 11º lugar para os angolanos.