A seleção de Portugal entrou para a partida como favorita, dado os quinze títulos que ostenta e a presença regular na prova.

Aos três minutos, os lusos chegaram ao golo. O capitão Valter Neves teve a missão de abrir o placar do Multiusos de Luanda.

Bruno Pinto, da parte de Moçambique, isolado, não fez melhor se não rematar para a figura do guarda-redes português.

Tudo muito fácil para os europeus, que num remate seco de Diogo Rafael, marcaram o segundo golo que fazia antever um resultado mais dilatado até ao final da primeira parte.

A resistência na baliza africana manteve-se, onde em dois livres diretos a bola não entrou, dada a eficácia do seu guarda-rede mais uma vez, e a merecer os aplausos do público.

Jorge Silva, jogador de má memória para os angolanos, marcou o quarto golo da partida que deixou a defesa completamente batida, o que levou o treinador de Moçambique, José Querido, a ficar irritado.

Portugal rematava como bem quisesse e o seu adversário quase não dava réplica no sentido de mudar o quadro e acabou mesmo por sair ao intervalo com a desvantagem de quatro a zero.

Na segunda parte, nos primeiros minutos, Portugal bem que tentou ampliar ainda a marcha do marcador, mas a baliza de Moçambique esteve bem melhor, sobretudo o guarda-rede, que destacou-se ao impedir lances de golo eminente.

Igor Alves mostrava muito mais segurança na baliza moçambicana, ao defender dois livres diretos, algo que não acontecia com o ataque, que beneficiou de inúmeras oportunidades para fazer golos e tentar criar um possível "susto" ao candidato ao título.

Jorge Silva, a quatro minutos do fim, elevou para 5-0 e no último minuto, Gonçalves fez o golo meia dúzia e selou o placar.

Com este resultado, os lusos dão um passo rumo ao título, que está na pose da Espanha e vão defrontar a Argentina nas meias-finais. Já Moçambique vai disputar jogos das classificativas do quinto ao oitavo lugar.