Portugal garantiu hoje o terceiro lugar na edição de 2013 do Mundial de hóquei em patins, ao golear o Chile por 10-3, numa partida em que a seleção comandada por Luís Sénica dominou do início ao fim.

Gonçalo Alves mostrou a veia de goleador ao apontar quatro dos dez golos portugueses, logo seguido por Jorge Silva que somou mais três à sua conta pessoal.

Mesmo assim, a equipa chilena teve oportunidade de reduzir a desvantagem através de dois lances de bola parada. Primeiro, Nicolas Fernandes foi chamado a marcar uma grande penalidade mas Pedro Henriques defendeu. Depois, novamente o mesmo jogador chileno não conseguiu aproveitar um lance direto.

Portugal, por outro lado, foi bastante eficaz na concretização e, por isso, não foi de admirar os cinco golos de vantagem com que a seleção portuguesa se apresentou ao intervalo.

No segundo tempo manteve-se o cenário, com Portugal a dominar por completo a seleção chilena. No entanto, o espetáculo ficou desgastado com vários erros da equipa de arbitragem, que apesar de não influenciar diretamente Portugal, poderia ter colocado a equipa de Luís Sénica numa posição complicada, caso o Chile tivesse aproveitado os lances de bola parada.

Alheia a isso, a seleção portuguesa manteve o nível da exibição mas, acusando algum desgaste, ainda viu o Chile chegar com sucesso à baliza de André Girão.

Portugal, que conquistou pela última vez o título mundial em 2003, altura em que a prova se realizou em Oliveira de Azeméis, regressa a casa no domingo à noite com uma "amargo" terceiro lugar, um resultado repetido nas últimas duas provas.