O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, disse hoje estar convicto de que todas as federações, clubes, atletas e treinadores estão focados “em preparar bem” a participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024.

“Estamos certos de que todas as nossas federações, clubes, atletas e treinadores estão, neste ano de Jogos, muito focados em prepararem-se bem. Estou certo de que todos os que lá chegarem vão fazer o melhor para honrar as cores de Portugal”, disse Pedro Dias, no Funchal, onde hoje assistiu a provas dos Europeus de natação paralímpica.

O governante, que tomou posse em 05 de abril, disse estar empenhado em conhecer a realidade de todas as federações com estatuto de utilidade pública, bem como de outros organismos ligados ao desporto, como os comités olímpico e paralímpico.

“É importante conhecer de perto a realidade das nossas instituições. Estamos a tentar ir às instalações de cada uma das 60 federações para conversar e conhecer a realidade de cada uma”, referiu, fazendo um balanço “muito positivo” do contacto que já teve com mais de uma dezena de federações e organismos.

Pedro Dias mostrou-se muito satisfeito por ter assistido ao vivo à conquista de duas medalhas de prata nos Europeus de natação paralímpica, conquistadas por Marco Meneses e Diogo Cancela.

Os Europeus de natação paralímpica, que decorrem até sábado no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, juntam 427 atletas, entre os quais sete portugueses, que já conquistaram três medalhas.

A competição, que tem categoria Open e, por isso, é aberta a atletas de países não europeus, assume particular importância nos rankings que ditarão a atribuição nominal das quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024, que se realizam entre 28 de agosto e 08 de setembro.