A Guiné-Bissau confirmou hoje que não vai estar presente na oitava edição dos Jogos Desportivos da CPLP.

A organização do evento ainda esperava pela presença da delegação guineense, que deveria contar com 65 atletas para as modalidades de ténis, atletismo, basquetebol, voleibol e desporto para deficientes. 

Todavia, confirmou-se o cenário de ausência já anunciado na quarta-feira, por intermédio do ministro da presidência do governo guineense, Fernando Vaz. Em causa estarão não só questões financeiras, mas também políticas, alegando o não reconhecimento por parte da organização da CPLP do novo governo de transição que surgiu após o golpe de Estado no país. «Se não nos reconhecem, não nos querem na sua casa», afirmou então o governante.

Fonte do Comité Organizador dos Jogos da CPLP contou ao SAPO Desporto que «tudo estava preparado para receber os elementos da comitiva» da Guiné-Bissau. Agora, o calendário de competições terá de sofrer algumas alterações.

O SAPO Desporto tentou ainda obter uma reação oficial da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ), mas tal não foi possível até ao momento.

Os Jogos da CPLP decorrem em Mafra até 15 de julho e contam com a participação de atletas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.